Blog São João - Design de Móveis

MDF X MDP: CONHEÇA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS!

Na hora de escolher um móvel planejado é preciso pesquisar bem, observar e conhecer com detalhes a empresa que irá fazer seus móveis, porém na hora da escolha do móvel é comum se deparar com dois materiais diferentes: MDF e MDP, o MDF ele é mais conhecido no segmento mobiliário que o MDP, porém ele tem chamado bastante atenção dos consumidores. 

Ambos materiais são excelentes opções ecológicas, pois sua madeira não destrói a natureza e não agridem o meio ambiente, e esses dois tipos de madeiras plantadas ajudam na flora e fauna do nosso planeta. 

Suas principais diferenças estão na maneira de fabricação dos produtos e na composição. A matéria prima que produz as fibras do MDF é a mesma que produz as partículas da MDP e o equipamento utilizado para a fabricação de ambos é bem similar. 

MDP

O Medium Density Particleboard conhecido como MDP é uma chapa de partículas que possuem média densidade, nele temos 3 camadas: o cavaco fino superior, cavaco grosso e ao meio um cavaco fino inferior, todas as 3 camadas são prensadas em altas temperaturas, pois somente dessa forma poderá dar ao móvel a estabilidade que ele precisa. 

O MDP sofre com um preconceito ou dizendo melhor tem uma má fama desde os anos 60, onde espalharam que esse tipo de material é produzido com o pó da serra, o que é bastante incorreto, pois o principal problema daquela época eram as ferragens que não estavam de acordo com o material e acabavam esfarelando e empenando os parafusos. 

Com o passar dos anos esse preconceito ainda continua, mas somente no Brasil. Países de primeiro mundo utilizam o MDP intensamente. 

MDF

Medium Density Fiberboard – MDF é o mais conhecido e requisitado em terras brasileiras, ele é uma chapa de media densidade que possui as 3 camadas do MDP, porém seu processo de fabricação é diferente, essas 3 camadas passam por um processo antes de serem prensadas em altas temperaturas. Em relação a custos o MDF acaba sendo mais caro por causa desse processo que é feito antes. 

Mas, afinal qual é melhor?

Há muitos anos atrás eles eram considerados ótimo, porém dependia muito da função a ser utilizada, por exemplo: o MDP era indicado, pois possuía uma estrutura melhor para a aplicação de parafusos, já o MDF era porque possuía um acabamento melhor para a pintura, mas com a tecnologia avançada que temos hoje, os dois podem ser considerados ótimas opções, pois muitas coisas mudaram desde os anos 60. 

Ainda não sabe qual escolher? Entre em contato com a São João Móveis, estamos à disposição para lhe ajudar na melhor escolha para o seu lar! https://saojoaomoveis.com.br/contato.php